A Velha e a Nova Barbearia! Qual a principal diferença? – Cris Aita

A Velha e a Nova Barbearia! Qual a principal diferença?

Barbearias Modernas viram ponto de encontro de Homens! Será só vaidade?
8 de outubro de 2018
80% de Desconto na Black Friday da Barber School
9 de novembro de 2018
Exibir tudo

Qual a diferença das Novas e Antigas Barbearias? Neste post irei tentar responder esta pergunta.

Não podemos e muito menos devemos menosprezar o trabalho realizado pelas barbearias das décadas passadas. Pelo contrário, devemos agradecer pelo esforço feito em não deixar essa profissão maravilhosa desaparecer.

Mas hoje conseguimos notar, traçando um comparativo rápido, uma diferença enorme entre uma e outra.

Basicamente, as barbearias serviam para cortar cabelo e fazer a barba.

Eu lembro de quando era criança, como meu pai viajava, minha mãe ficava em casa com meus irmãos e me mandava até a barbearia, que ficava há uns três quarteirões de nossa casa.

Trabalhava um senhor de jaleco azul claro e botões brancos, eu entrava sentava em um banco ao lado da porta e aguardava minha vez.

Sempre tinha alguém sendo atendido.

Então ele me chamava, eu não dizia nada, apenas sentava na cadeira, ele cortava o meu cabelo, que ficava muito parecido com o cabelos de meus amigos, e descia da cadeira, pagava e voltava pra casa correndo.

Contei essa estória por um motivo.

A diferença das duas barbearias está não só na maneira de como o serviço é prestado, mas também na formação dos profissionais que hoje “são” a Barbearia.

Isto se deve muito a mudança de atitude do cliente que se tornou muito mais exigente, não buscando apenas um corte padrão, e sim colocar seu estilo em sua cabeça.

Antigamente, a profissão passava de pai para filho, ou de barbeiro para aprendiz. Tudo muito simples e tranquilo.

Claro que como hoje, existiam o barbeiros que se destacavam, os mais requisitados e que ganhavam mais. Mas claro, não existia a concorrência que existe hoje.

Para poder entrar no mercado de trabalho hoje, o jovem barbeiro precisa fazer cursos profissionalizantes e em seguida continuar fazendo especializações. Deve ficar atento ao que acontece de mais moderno com relação aos cortes de moda e também a materiais.

Deve também saber sobre técnicas de atendimento, pois os clientes têm acesso a tudo o que acontece no mundo da barbearia, visita outros locais, e certamente vai escolher onde for melhor atendido.

Portanto, aqui está o que acho ser a maior diferença entre as barbearias.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL!

Nos deixa em uma situação melhor, por estarmos mais preparados, mas ao mesmo tempo na obrigação, de realizar o melhor atendimento, o melhor serviço.

Para finalizar fica aqui minha dica aos barbeiros:

“Sempre realize seu melhor serviço e atendimento. E nunca pare de buscar conhecimento!”

Esta é a minha visão sobre este tema tão discutido! E você… qual a sua opinião? Qual a maior diferença entre a “Nova” e a “Antiga” Barbearia? Deixe ela aqui nos comentário.

 

crisaita
crisaita
Cris Aita é um profissional renomado com mais de 23 anos de profissão! Barbeiro e cabeleireiro desde 1995. Quando uma das escolas que ele anos antes tinha se formado o convidou para ministrar alguns cursos, foi onde encontro a sua segunda grande paixão que é ensinar a sua profissão e mudar a vida de outras pessoas assim como a dele foi mudada. Criador do Curso Barber School - www.barberschool.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *